Com um conteúdo desenvolvido com base nos conceitos fundamentais de programação orientada a objetos e as funcionalidades do Microsoft Visual Studio, o módulo avançado continua a apresentar novos conceitos e ferramentas.
Aula 01 Controle de Farmácia: Aprendendo a desenvolver em camadas
Interativa:
Criar um projeto conhecendo a programação multicamadas;
Fazer três camadas para o sistema;
Referenciar as camadas.
Apostila:
Revisar os conceitos vistos na Aula interativa;
Utilizar break points para verificar o comportamento dos códigos.
Aula 02 Controle de Farmácia: Validando o cadastro dos clientes na camada Regra de Negócio
Interativa:
Usar o método Trim e a propriedade Length;Conhecer e utilizar o método Replace;Iniciar a validação do CPF.
Apostila:
Preparar a validação das alterações dos dados do cliente;Analisar o projeto.
Aula 03 Controle de Farmácia: Reforçando o trabalho com regras de negócio
Interativa:
Rever conceitos utilizados na programação multicamadas;
Fazer uso do Método Trim;
Utilizar a Propriedade Lenght;
Estabelecer uma Validação.
Apostila:
Elaborar uma programação de alteração para cadastros existentes.
Aula 04 Controle de Farmácia: Continuando o trabalho com validações
Interativa:
Adicionar uma validação no frmProdutos;
Alterar o campo Valor Unitário;
Exibir os produtos com estoque baixo.
Apostila:
Continuar configurando o frmCategorias.
Aula 05 Controle de Farmácia: Criando um sistema de Login
Interativa:
Ocultar os caracteres dos campos: Senha e Redigite;
Definir o número de caracteres para a senha;
Verificar se o conteúdo presente no campo Senha é o mesmo do campo Redigite;
Programar uma condição nos métodos Salvar e Alterar para que não haja logins iguais;
Trabalhar com o formulário Login;
Definir que o frmLogin, será o primeiro a ser exibido.
Apostila:
Carregar os dados do usuário que entrou no sistema;
Trabalhar com o componente StatusStrip;
Conhecer as opções oferecidas pela StatusStrip;
Aprender sobre a propriedade BorderSides;
Utilizar a propriedade BorderStyle.
Aula 06 Controle de Farmácia: Definindo as permissões dos níveis de acesso na Tela Principal
Interativa:
Relembrar e utilizar a estrutura condicional Swicth Case;
Conhecer e trabalhar com o método OnLoad;
Relembrar e utilizar a ferramenta Surround With;
Apostila:
Conhecer o Componente Timer;
Aplicar a Propriedade ToLongTimeString;
Aula 07 Controle de Farmácia: Trabalhando com Criptografia de dados Parte I
Interativa:
Aprender sobre Criptografia de dados:Classe ASCIIEncoding e codificação de caracteres ASCII;
Base64;
Criar uma classe com métodos que possibilitem a criptografia de senhas.
Apostila:
Aprender o processo de descriptografar.
Aula 08 Controle de Farmácia: Trabalhando com Criptografia de Dados Parte II
Interativa:
Alterar os métodos para o novo padrão Hash MD5;
Retirar o método Descriptografar;Aplicar uma ³máscara´no campo senha fazendo com que apenas 8 dígitos sejam apresentados.
Apostila:
Continuar com a implementação.
Aula 09 Controle de Farmácia: Iniciando a preparação das vendas dos produtos
Interativa:
Ativar o evento TextChanged do TextBox o frmVendas;
Fazer uma verificação sobre o produto informado;
Detectar quantas unidades de um mesmo produto foram vendidas.
Apostila:Implementar o código para aceitar diferentes produtos;
Aula 10 - Controle de Farmácia: Trabalhando com Controle de estoque
Interativa:
Criar métodos e desenvolver a lógica para atualizar o banco de dados na compra de produtos.
Apostila:– Programar as ações de Remover itens e cancelar compra.
Aula 11 - Trabalhando com Emissão de Cupom Fiscal
Interativa:
Entender sobre automação comercial;Aprender sobre cupom fiscal;
Trabalhar com um emulador de impressora fiscal;
Configurar portas seriais virtuais;
Aprender a utilizar as funções da impressora para programar a emissão do cupom fiscal.
Apostila:– Programar os botões Leitura X e Redução Z do ECF.
Aula 12 - Controle de Farmácia: Implementando ECF (Emissor de Cupom Fiscal)
Interativa:
Implementar a DLL Bematech;
Configurar o frmFinalizarVenda.
Apostila:Configurar o botão Salvar e Finalizar do formulário Vendas.
Aula 13 - Controle de Farmácia: Criando a Tela de Splash e o Instalador do Aplicativo
Interativa:
Criar uma Tela Splash animada;
Programar para que dois formulários carreguem simultaneamente;
Desenvolver o pacote simples de instalação do aplicativo.
Apostila:Executar o setup do aplicativo comprovando a sua funcionalidade.
Aula 14 - Controle de Farmácia: Desenvolvendo um pacote completo de instalação – Parte I
Interativa:
Gerar o script do banco Farmacia;
Preparar a programação necessária antes de gerar o instalador.
Apostila:Trabalhar com a classe Program;
Utilizar o recurso Breakpoint.
Aula 15 - Controle de Farmácia: Desenvolvendo um pacote completo de instalação – Parte II
Interativa:
Elaborar métodos dentro da classe CriaBancoAcessoDados;
Elaborar métodos dentro da classe intermediária CriaBanco
RegraNegcios;
Acessar a classe Program e implementar o seu código com uma estrutura condicional.
Apostila:
Acessar as propriedades da Interface e realizar o processo de criação do instalador.Realizar um teste no instalador, a fim de verificar seu funcionamento.