Resumo:

Destinado a quem já trabalha na área e busca se aprimorar ou deseja ingressar no ramo, através de um conhecimento básico sobre cada setor, o curso tem como objetivo desenvolver as habilidades necessárias para ingressar na área do autosserviço.


Profissões de Supermercado

Atividade 1 – O supermercado – passado e presente: Nesta primeira aula o aluno aprende a história do autosserviço no Brasil, ou seja, como tudo começou, quais foram os primeiros supermercados e o que mudou de lá pra cá. Também aprende como funciona de forma geral o trabalho nos supermercados.

 

Atividade 2 – Área de atendimento: Aqui são tratados assuntos referentes às profissões da área de atendimento: o operador de caixa, o empacotador, o fiscal de caixa, o segurança e o trabalho no balcão de informações.

Atividade 3 – Área de vendas – perecíveis – parte 1: Nesta atividade o aluno aprende a importância dos alimentos perecíveis para o supermercado e como eles exigem cuidados especializados. Os primeiros três setores estudados são: açougue, peixaria, frios e laticínios.

Atividade 4 - Área de vendas – perecíveis – parte 2: Esta aula é uma continuação da aula anterior, tratando ainda de outros setores de perecíveis: hortifrutigranjeiros, padaria e rotisseria.

Atividade 5 - Área de vendas – não perecíveis: Aqui o aluno aprende quais são os produtos que fazem parte da área de não perecíveis, quem são os profissionais que cuidam deste setor, e como as prateleiras são abastecidas. Também aprende sobre o promotor de vendas e como funciona o cross merchandising.

Atividade 6 – Área administrativa: Na última atividade, o aluno aprende sobre os setores administrativos do supermercado: o departamento pessoal e financeiro, o departamento de compras, o estoque, e o setor de limpeza. E para finalizar, são revelados ao aluno os setores que mais carecem de profissionais atualmente, o motivo da falta de profissionais, e o que os supermercados estão fazendo para resolver este problema.

CARGA HORÁRIA MÉDIA: 14 horas