Resumo:

Atualmente, a logística é conhecida como uma parte essencial nas empresas, é um departamento responsável pela administração dos recursos e materiais, sejam eles de qualquer tipo. Seu papel é muito abrangente, pois administra recursos financeiros e materiais, planeja a produção, o armazenamento, transporte e distribuição desses materiais. É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais a qualidade de seus serviços e produtos, e a logística é uma parte importante para que isso ocorra. O mercado nacional e internacional tem necessidade de profissionais qualificados na área e a procura por pessoas com esse perfil é grande.


Logística Empresarial

Conteúdo Programático

 

Aula 01 - Logística, afinal o que é?

Nesta introdução será estudada a definição de logística, e como as atividades empresariais dependem da logística. Veremos também porque os processos logísticos devem ser integrados e por fim veremos algumas vertentes da logística.

Aula 02 – O alcance da logística

Você ficará motivado por ver as vantagens de estudar logística. Ficará sabendo qual a definição de logística empresarial, e como ela pode ser aplicada no comércio e no e-commerce.

Aula 03 – Atividades primárias e de apoio

Nessa atividade aprenderá por que algumas atividades logísticas são chamadas primárias e outras são chamadas de apoio. Falaremos um pouco também sobre os custos de aplicar processos logísticos nas atividades empresariais.

Aula 04 – Logística de transporte

Será que logística é apenas transporte? Essa atividade deixará claro o papel do transporte na logística. Aprenderemos sobre os diferentes modais de transporte, bem como as funções e valores das embalagens na logística.

Aula 05 – Logística de estoques

Você verá a diferença entre estoque e armazém. Também ficará sabendo quais são as funções de um armazém, e como gerenciar um estoque.

Aula 06 – Logística do processamento de pedidos

Tudo sobre TI: O que significam essas siglas? Gastos com TI são despesas ou são investimentos? Quais as vantagens da aplicação da TI ao longo do ciclo do pedido? E Para finalizar, falaremos um pouco sobre o profissional de TI.

Aula 07 – A logística e as áreas administrativas

Aprenderá que sucesso empresarial é quando existe parceria entre todos os setores. Falaremos sobre o relacionamento da logística com o marketing, com o setor financeiro, com o setor de produção e com a gestão de recursos humanos.

Aula 08 – Distribuição física e administração de materiais

Analisará o conceito de distribuição física, administração de materiais, suprimentos, e qual o papel do profissional da administração de materiais.

Aula 09 – Ramos e atuações da logística

Será que toda empresa ou organização de alguma forma aplica processos ou conceitos de logística? O que é uma Supply Chain? O que são sistemas de informação? Como são usados os indicadores de desempenho. Falaremos sobre tudo isso nessa atividade.

Aula 10 – Setor de compras e PCP

Nessa última atividade falaremos sobre como o setor de compras depende da aplicação de processos logísticos. E o que significa as siglas PCP? Finalizaremos essa atividade falando um pouco do que se exige de um bom profissional de logística.