Se você é uma pessoa que deseja aprender e aperfeiçoar as técnicas básicas no desenvolvimento de softwares para que futuramente desempenhe funções ou trabalhe no setor da programação com êxito, este curso é o sua porta de entrada!
Com mercado aquecido, a procura por parte das empresas por profissionais da área de programação é intensa. Muitas vagas aguardam por candidatos capacitados. Estudos apontam que poderão faltar profissionais da área de programação, devido ao ritmo acelerado do avanço de ferramentas e softwares tecnológicos.
Aula 1: Introdução a Lógica de Programação
Lógica de Programação;
Vida real – processos de programação;
Tomada de decisões do sistema;
Conhecer a ferramenta Looping;
Linguagens de programação;
Pseudocódigo;
Aula 2: Testes de Mesa e Diagramas de Bloco
Teste de mesa;
Diagrama de Bloco;
Aula 3: Tipos de Dados, Constantes e Variáveis
A memória RAM;
O que é uma variável;
A declaração das variáveis;
Os Tipos de Variáveis;
O que são Constantes;
As linguagem de programação e sua classificação quanto as variáveis;
Aula 4: Operadores Aritiméticos, Relacionais e Lógicos
Tipos de Operadores;
Hierarquia das Operações Aritméticas;
Uso de Parentes;
Operadores Relacionais;
Operadores Lógicos;
Aula 5: Estrutura de Decisão e Repetição
Estrutura de Decisão;
Comando de Decisão SE;
Comando de Decisão CASE;
Comando de Repetição;
Comando de Repetição FOR;
Comando de Repetição WHILE;
Aula 6: Entendendo a Programação Orientada a Objetos
Introdução ao conceito de Orientação a Objetos;
O conceito de Classe;
O conceito de Objetos;
Herança Simples e Herança Múltipla;
Usar e conversar com objetos;
Encapsulamento;
Aula 7: Instalando e Conhecendo o Microsoft Small Bassic
O que é o Small Basic;
Conhecendo os programas de exemplo;
Download e instalação do programa;
Primeiros contatos com o Small Basic;
Nosso primeiro programa feito em Small Basic;
Colocando em prática;
Aula 8: Estruturas de Decisão e Repetição na Prática
As tomadas de decisão prática;
As estruturas de decisão SE;
Comandos de Repetição;
Comando de Repetição FOR;
Comando de Repetição WHILE (Esse conceito foi para a apostila);
Aula 9: Desenhando com o Small Basic
As funções gráficas do Small Basic;
A tartaruga;
Aula 10:Crinado e Usando Sub-Rotinas
O que é Sub-rotina;
Primeiro programa com sub-rotinas;
Sub-rotinas para capturar eventos do mouse e do teclado;
Exemplo prático;
Aula 11: Códigos Avançados
Construindo uma calculadora de idades;
Construindo um conversor de temperaturas;
A tartaruga sob seu comado;
A tartaruga segue o mouse;
Aula 12: Atividades Interessantes no Small Basic
Executando sons;
Como publicar seus projetos na Web;
Como importar um projeto da Web;
Jogos prontos;
No que você se tornou?;
Linguagens de programação da atualidade;