Curso inteiramente apostilado, sem simulação, isto é, todas as aulas serão apoiadas no ambiente real do software. Cada aula traz uma etapa para que o aluno consiga desenvolver o projeto arquitetônico de uma residência, do início ao fim, baseando-se na ferramenta e conceitos. O tema geral é a criação de um projeto arquitetônico, focando na elaboração da planta de uma residência, contendo andar térreo e primeiro andar.
Aula 01
Conhecer o ambiente do AutoCAD;
Aprender a criar um projeto do zero e abrir arquivos;
Configurar unidades de medidas e o mouse;
Entender sobre os diversos tipos de zoom.
Aula 02
Aprender a criar layers;
Ajustar as grades com o Grid;
Conhecer a função Snap;
Entender a funcionalidade do Offset;
Adequar algumas linhas com o Fillet.
Aula 03
Entender sobre conexões entre paredes;
Conhecer o Trim;
Utilizar o Osnap;
Aprender sobre o Break;
Desenhar paredes internas.
Aula 04
Construir o pavimento superior;
Desenhar a varanda;
Conhecendo a Ferramenta Copy;
Aprendendo sobre o comando Ortho;
Conhecendo a Ferramenta Extend;
Descobrindo a Ferramenta Break at Point.
Aula 05
Corrigir as conexões das paredes;
Aprender a abrir vãos de portas e janelas.
Aula 06
Conhecer as linhas de piso;
Aprender sobre linhas de soleira;
Utilizar linhas de projeção;
Entender os procedimentos para alterar os traços das linhas;
Calcular a distância entre um ponto e outro.
Aula 07
Aprender a criar polylines;
Construir a piscina;
Descobrir como trabalhar com coordenadas absolutas;
Ativar e desativar layers;
Produzir as alvenarias.
Aula 08
Construir o telhado da construção;
Conhecer a função Mirror;
Desenvolver platibandas.
Aula 09
Desenhar o caminho da garagem;
Desenhar a escada.
Aula 10
Aprender a construir portas;
Conhecer e trabalhar com a biblioteca.
Aula 11
Desenvolver portas de correr;
Construir janelas;
Trabalhar com a biblioteca;
Conhecendo a ferramenta Stretch.
Aula 12
Construir as muretas dos jardins;
Desenhar arbustos nos jardins;
Redimensionar arbustos.
Aula 13
Desenhar mesas;
Criar, gravar e inserir cadeiras;
Organizar as cadeiras ao redor da mesa.
Aula 14
Desenhar a mesa e a cadeira de jantar;
Desenhar o armário da cozinha.
Aula 15
Desenvolver mais alguns itens da cozinha;
Criar os elementos do banheiro.
Aula 16
Desenhar o sofá;
Construir a mesa da sala;
Fazer a estante;
Elaborar o guarda-roupas.
Inserir mobiliários nos dormitórios.
Aula 17
Criar os guarda-corpos;
Desenvolver o caminho para a piscina.
Aula 18
Aprender a trabalhar com coordenadas polares;
Trabalhar com sistema de coordenadas UCS.
Aula 19
Desenvolver símbolos para indicações;
Criar a linha de corte;
Aprender a trabalhar com textos.
Aula 20
Calcular e demarcar a área dos cômodos e ambientes.
Aula 21
Aprender a criar símbolos inteligentes;
Gravar e inserir os símbolos inteligentes;
Criar o carimbo da folha;
Gravar e inserir o carimbo no projeto.
Aula 22
Aprender sobre hachuras;
Descobrindo a ferramenta Hatch;
Aplicar hachuras em algumas partes da planta;
Copiar hachuras.
Aula 23
Criar um símbolo inteligente para cotas de nível;
Preencher um símbolo com hachura sólida;
Gravar a cota de nível na biblioteca;
Inserir as cotas de nível na planta.
Aula 24
Aprender a desenhar elevações nas plantas;
Relembrar os comandos mais utilizados.
Aula 25
Delimitar as linhas de elevação;
Desenhar o telhado na planta de elevação;
Copiar e aplicar as propriedades dos objetos;
Inserir os desníveis do piso;
Criar e adicionar o símbolo do nível de corte.
Aula 26
Desenvolver o guarda-corpo;
Desenhar as portas;
Criar a escada.
Aula 27
Desenhar a elevação do corte AA.
Aula 28
Criar um estilo de cota;
Aprender a inserir e modificar cotas.
Aula 29
Criar outro estilo de cota e aplicá-la;
Inserir cotas em objetos diferenciados;
Alterar textos das cotas.
Aula 30
Aprender sobre o tamanho das folhas;
Organizar as plantas na prancha;
Alterar a escala.
Aula 31
Organizar os cortes e elevações;
Nomear os desenhos.
Aula 32
Simular uma plotter;
Definir a espessura das canetas;
Gerar o arquivo PLT.