Resumo:

Curso inteiramente apostilado, sem simulação, isto é, todas as aulas serão apoiadas no ambiente real do software. Cada aula traz uma etapa para que o aluno consiga desenvolver o projeto arquitetônico de uma residência, do início ao fim, baseando-se na ferramenta e conceitos. O tema geral é a criação de um projeto arquitetônico, focando na elaboração da planta de uma residência, contendo andar térreo e primeiro andar.


AutoCAD Arquitetônico

 

 

Conteúdo Programático

Aula 01

Conhecer o ambiente do AutoCAD;

Aprender a criar um projeto do zero e abrir arquivos;

Configurar unidades de medidas e o mouse;

Entender sobre os diversos tipos de zoom.


Aula 02

Aprender a criar layers;

Ajustar as grades com o Grid;

Conhecer a função Snap;

Entender a funcionalidade do Offset;

Adequar algumas linhas com o Fillet.


Aula 03

Entender sobre conexões entre paredes;

Conhecer o Trim;

Utilizar o Osnap;

Aprender sobre o Break;

Desenhar paredes internas.


Aula 04

Construir o pavimento superior;

Desenhar a varanda;

Conhecendo a Ferramenta Copy;

Aprendendo sobre o comando Ortho;

Conhecendo a Ferramenta Extend;

Descobrindo a Ferramenta Break at Point.


Aula 05

Corrigir as conexões das paredes;

Aprender a abrir vãos de portas e janelas.


Aula 06

Conhecer as linhas de piso;

Aprender sobre linhas de soleira;

Utilizar linhas de projeção;

Entender os procedimentos para alterar os traços das linhas;

Calcular a distância entre um ponto e outro.


Aula 07

Aprender a criar polylines;

Construir a piscina;

Descobrir como trabalhar com coordenadas absolutas;

Ativar e desativar layers;

Produzir as alvenarias.


Aula 08

Construir o telhado da construção;

Conhecer a função Mirror;

Desenvolver platibandas.


Aula 09

Desenhar o caminho da garagem;

Desenhar a escada.


Aula 10

Aprender a construir portas;

Conhecer e trabalhar com a biblioteca.


Aula 11

Desenvolver portas de correr;

Construir janelas;

Trabalhar com a biblioteca;

Conhecendo a ferramenta Stretch.


Aula 12

Construir as muretas dos jardins;

Desenhar arbustos nos jardins;

Redimensionar arbustos.


Aula 13

Desenhar mesas;

Criar, gravar e inserir cadeiras;

Organizar as cadeiras ao redor da mesa.


Aula 14

Desenhar a mesa e a cadeira de jantar;

Desenhar o armário da cozinha.


Aula 15

Desenvolver mais alguns itens da cozinha;

Criar os elementos do banheiro.


Aula 16

Desenhar o sofá;

Construir a mesa da sala;

Fazer a estante;

Elaborar o guarda-roupas.

Inserir mobiliários nos dormitórios.


Aula 17

Criar os guarda-corpos;

Desenvolver o caminho para a piscina.


Aula 18

Aprender a trabalhar com coordenadas polares;

Trabalhar com sistema de coordenadas UCS.


Aula 19

Desenvolver símbolos para indicações;

Criar a linha de corte;

Aprender a trabalhar com textos.


Aula 20

Calcular e demarcar a área dos cômodos e ambientes.


Aula 21

Aprender a criar símbolos inteligentes;

Gravar e inserir os símbolos inteligentes;

Criar o carimbo da folha;

Gravar e inserir o carimbo no projeto.


Aula 22

Aprender sobre hachuras;

Descobrindo a ferramenta Hatch;

Aplicar hachuras em algumas partes da planta;

Copiar hachuras.


Aula 23

Criar um símbolo inteligente para cotas de nível;

Preencher um símbolo com hachura sólida;

Gravar a cota de nível na biblioteca;

Inserir as cotas de nível na planta.


Aula 24

Aprender a desenhar elevações nas plantas;

Relembrar os comandos mais utilizados.


Aula 25

Delimitar as linhas de elevação;

Desenhar o telhado na planta de elevação;

Copiar e aplicar as propriedades dos objetos;

Inserir os desníveis do piso;

Criar e adicionar o símbolo do nível de corte.


Aula 26

Desenvolver o guarda-corpo;

Desenhar as portas;

Criar a escada.


Aula 27

Desenhar a elevação do corte AA.


Aula 28

Criar um estilo de cota;

Aprender a inserir e modificar cotas.


Aula 29

Criar outro estilo de cota e aplicá-la;

Inserir cotas em objetos diferenciados;

Alterar textos das cotas.


Aula 30

Aprender sobre o tamanho das folhas;

Organizar as plantas na prancha;

Alterar a escala.


Aula 31

Organizar os cortes e elevações;

Nomear os desenhos.


Aula 32

Simular uma plotter;

Definir a espessura das canetas;

Gerar o arquivo PLT.

 

O aluno escolhe dia e horário do curso. 
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